ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto. Esta norma faz parte do conjunto de normas designado ISO 9000 e pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independentemente da sua área de atividade. O ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança. Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade. Esta ferramenta estratégica é usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada. Através do ISO 9001 uma organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo. Além disso, também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.
Enquanto que a norma NBR ISO 9001:2015 tem seu foco para o atendimento aos requisitos dos clientes, esta norma tem seu foco voltado exclusivamente ao atendimento aos requisitos legais que buscam a proteção do meio ambiente onde a organização esta localizada e locais onde ela alcança, incluindo sociedade e comunidade. É uma norma de planejamento estratégico e permite a alta direção ter pleno controle de sua organização por meio da adoção de objetivos ambientais, os quais também podem ser utilizados na gestão financeira, gestão de vendas, etc... Define a necessidade de se elaborar e manter como um documento vivo uma Politica Ambiental, a qual deve ser praticada por todos da organização e deve ser elaborado pelo mais alto escalão da organização.
Esta norma tem como pretensão a eliminação total dos riscos de saúde e possiveis acidentes que um funcionário poderia ter no trajeto de ida e volta do trabalho e nas dependências da organização enquanto realiza suas atividades. A organização deve mapear todos os possiveis riscos voltados a saúde e segurança ocupacional, permitindo o conhecimento destes riscos por todos da organização, seus objetivos centrais esta sempre voltados a acidentes zero na organização. Seu objetivo central esta na busca de acidente zero aos funcionários.
O Sistema de Gestão Integrada (SGI) atua sob algumas certificações de grande importância para a imagem social da companhia em questão, são essas: • ISO 9001 (Gestão da Qualidade): Visa otimizar os processos envolvidos na atividade da empresa, afim de economizar tempo, gerenciar riscos, e atingir o melhor desempenho em todas as áreas de atuação. • ISO 14001 (Gestão Ambiental): Visa atingir o ponto de equilíbrio entre o lucro e a exploração de recursos ambientais, reduzindo ao máximo o impacto na natureza sem comprometer a rentabilidade. • ISO 45001 (Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional): Visa a adequação do ambiente de trabalho de modo a oferecer aos funcionários um local propício à produção sem prejuízo a sua saúde física ou intelectual. A implementação de um SGI irá colaborar para o cumprimento das normas exigidas, com base em um sistema orgânico, fluído e transparente. Inspirando dedicação a seus funcionários e satisfação a seus clientes. A adequação às normas do SGI são um espelho do comprometimento da empresa com um process de melhoria contínua, que com certeza será recompensado ao longo do tempo.